Apresentação

A conferência Besides the Screen começou em Londres em 2010, organizada por candidatos do programa de doutorado em Media & Communications do Goldsmiths College. O evento surgiu com o objetivo de reunir projetos de investigação dedicados a um assunto aparentemente secundário no campo de estudos do cinema: as suas instâncias de distribuição e consumo.

Já na época, parecia importante fomentar o debate acerca desses tópicos, considerando que alguns dos efeitos mais significativos causados pelas redes de computação nos meios audiovisuais estavam ligados não à produção da imagem, mas sim à emergência de novas dinâmicas de circulação – das trocas peer-to-peer aos dispositivos móveis, do VJing ao video-on-demand.

No rastro desse deslocamento temático, o que também aparece é uma transformação nos modos de compreender o meio, menos atrelados à tradicional abordagem do filme como texto e mais atentos aos pretextos, paratextos e contextos que o constituem como tal. Recusando a sedução fácil da imagem, uma perspectiva à parte das telas nos permite vislumbrar certas dimensões materiais, econômicas e sociopolíticas que ela normalmente ofusca. Com isso, obtemos renovado acesso a questões ambientais e ontológicas cada vez mais prementes.

* * *

Coordenação Besides the Screen Virginia Crisp e Gabriel Menotti
Coordenação e Produção BTS Brasil 2017 Gabriel Menotti
Comitê BTS Brasil Gabriel Menotti, Marcus Bastos, Patrícia Moran, Rafael Pagatini, Miro Soares
Assistência de produção Vitória Melina Leal Galante
Assistência de produção São Paulo Isolda Libório
Identidade Visual Gavin Singleton
Diagramação Gustavo Binda

Realização Besides the Screen Network / POSCOM Ufes
Financiamento CNPq / FAPES / Funcultura – SECULT-ES
Apoio Baile / GAP / Ladart / Pixxfluxx / De Montfort University / King’s College London