BTS 2019 | Palestra – Luiz Velho e Vida de Oliveira

QUARTA-FEIRA 11/09 – 09h30
Cine Metrópolis – UFES

Expanded Puppeteering & O Boneco

Luiz Velho (Visgraf/IMPA) e Vida de Oliveira (Cegonha)

Expanded Puppeteering é sobre encontrar mecanismos para conduzir a direção e interpretação de um boneco avatar, em realidade virtual, dando-lhe a vivacidade necessária para que se torne verossímil ao espectador. Na busca por tais mecanismos, é preciso entender quais técnicas da prática teatral são adaptáveis e quais precisam ser recriadas, a fim de lidar com as limitações e/ou novas possibilidades de movimento no ambiente virtual.

Luiz Velho é pesquisador titular do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e líder do Laboratório VISGRAF. Cursou bacharelado na ESDI/UERJ, mestrado no MIT Media Laboratory e doutorado em Ciência da Computação, na Universidade de Toronto. Foi professor visitante no Courant Institute of Mathematical Sciences, da NYU, pesquisador convidado do National Film Board do Canadá, do HP Laboratory e da Microsoft Research Asia. Trabalhou na Fantastic Animation Machine, em Nova Iorque, e na Globo Computação Gráfica, onde desenvolveu sistemas gráficos.

Vida Oliveira é diretora teatral e dramaturga, mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), bacharel em Artes Cênicas – Dir. teatral (UFBA) e atua profissionalmente desde 2008. Já realizou quatro peças-game e dirigiu diversos espetáculos premiados. Idealizou o “Festival ilusório de peças curtas - um absurdo de teatro” (2009-2010), o primeiro festival de esquetes de Salvador (BA).