BTS 2019 | Exposição: Vídeos 360º

Vídeos 360°

Galeria de Arte Espaço Universitário

Tops of Memory
Jialiang Liu, Japão, 2018, 2’56”

A partir do dilema “de onde vim e até onde irei?”, este filme foi criado.

Artificial World
Bas Jansen, Holanda, 4’

Num planeta destruído pelos seres humanos, um computador é encarregado de criar um novo mundo. Mas, conforme se torna mais poderosa, a máquina começa a agir como Deus. É isso que queremos? Confiamos no juízo da máquina? Ao comparar ciência e religião, chamo a atenção do público para o estado do mundo e questiono se ainda há espaço para os seres humanos nas novas utopias.

PND
Miriam Ross, Nova Zelândia, 4’50”

PND é uma exploração artística, feita em 360 graus, sobre o modo como nossos corpos se sentem no espaço. O que acontece quando mudamos escalas e proporções e entramos em contato com outros corpos, humanos e animais? No fundo, PND é uma exploração autobiográfica da experiência pré-natal. Essa experiência é tomada como um período alienante em que o corpo grávido é medido e controlado de maneiras que contrariam a naturalidade do evento e o suposto glamour da gravidez. O filme faz uso de artefatos visuais low-fi, como ruído digital, sub e sobre-exposição e glitches de movimento. Esses artefatos proporcionam uma forma produtiva de criar novas relações corporais entre o performer e a audiência no espaço de 360 graus da realidade virtual.

Piletas
Lucas Gervilla, Brasil, 3’40”

Intervenção sonora em piscinas abandonadas de Epecuén, na Argentina.

Blinding Intrusion
Enzo Lauria, Itália, 1’16”

A antropo-arquitetura evoca o tema do retorno ao estado uterino e à inocência original que a realidade virtual nos permite experimentar. Blinding Intrusion apresenta essa antropo-arquitetura sendo invadida por coisas ofuscantes.

Quando Nasce Uma Heroína    
Filipe Gontijo e Henrique Siqueira, Brasil, 5’

Teleportado para uma tenda médica de acampamento da Guerra do Paraguai, em 1868, você vai conhecer a enfermeira voluntária Anna Nery em um momento revelador de sua personalidade.