Festival BTS 2019 – Regulamento

PRAZO DE INSCRIÇÃO: 24 DE JUNHO

O FESTIVAL BESIDES THE SCREEN realiza em sua nona edição uma mostra internacional dedicada à exibição, promoção e debate de obras audiovisuais que envolvam a experimentação de linguagem e a exploração das tecnologias de processamento de som, imagem e informação como ponto de partida para a criação cinematográfica.

A mostra aceita curtas-metragem (até 20min), vídeo-ensaios (até 20min) e trabalhos imersivos/ interativos (videogames, narrativas e experiências VR, vídeo 360º) compatíveis com as plataformas computacionais disponíveis no mercado.

Além da mostra, o Festival também promoverá workshops, palestras e painéis. As inscrições em todas as atividades são inteiramente gratuitas.

  • DATA E LOCAL

A mostra será realizada durante o Festival Besides the Screen – Inteligências Gráficas e Ficções Algorítmicas, entre os dias 9 a 13 de Setembro, na cidade de Vitória/ES.

  • DAS CATEGORIAS

A programação da mostra será dividida nas categorias curtas-metragem, vídeo-ensaios e obras interativas.

CURTAS-METRAGEM se destina especificamente a trabalhos que se valem do processamento de imagem, da lógica computacional e/ou da operação maquínica como ferramentas para criação cinematográfica. Nessa categoria, podem participar obras tais como animações geradas por computador (2D/3D); visualizações de áudio e/ou dados; composições em visual music; programação generativa e demos; documentação de performances de VJing/ live cinema/ live coding; e experimentos dramáticos com efeitos especiais, filtros, shaders e sistemas algorítmicos. As obras devem ser finalizadas para apresentação em formato curta-metragem digital de até 20 min.

VÍDEO-ENSAIOS abrange trabalhos que usam a linguagem audiovisual em suas várias expressões como veículo para a produção de pensamento e para a articulação discursiva. Dessa categoria, podem participar tanto obras ligadas às configurações mais tradicionais do filme-ensaio quanto às suas recentes rearticulações nos âmbitos da academia e do vídeo on-line. As obras devem ser finalizadas para apresentação em formato curta-metragem digital de até 20 min.

OBRAS INTERATIVAS abrange trabalhos audiovisuais que respondem de maneira significativa à atuação e presençado público. Dessa categoria, podem participar jogos e experiências em realidade virtual; vídeos 360º; videogames independentes e ‘de autor’; e outras obras que empreguem mecanismos de interatividade e imersão para a construção de narrativas e experiências sensoriais. As obras devem ser finalizadas de modo a serem apresentadas em sistemas Windows-PC offline. Recomenda-se uma duração média de 10min.

  • DA INSCRIÇÃO E PRAZOS

Inscrições para a mostra poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 24 de Junho (horário de Brasília).

Inscrições de trabalhos para as categorias CURTAS-METRAGEM e VÍDEO-ENSAIOS devem ser realizadas por meio da página do festival na plataforma filmfreeway. As inscrições devem vir acompanhadas de preview completo dos filmes disponível em plataforma de streaming (com senha de acesso, caso seja necessário).

Inscrições de trabalhos para a categoria OBRAS INTERATIVAS devem ser realizadas por meio de formulário disponível na página do festival. O trabalho completo deve estar disponível para download e avaliação do comitê de seleção.

Os representantes dos trabalhos inscritos devem assegurar que possuem os direitos de exibição de imagens e de execução de trilha sonora para fins de exibição em festival e exibições públicas sem fins lucrativos, e isentam a organização da mostra de pagamentos de direitos conexos em sua exibição.

Não é possível garantir a avaliação de trabalhos que não se atenham às determinações de categorias estipuladas nesse edital. A organização do festival também não se responsabiliza por problemas de acesso e transferência de arquivos para avaliação.

O resultado da seleção será divulgado até dia 22 de Julho.

  • DOS MATERIAIS DE EXIBIÇÃO

Os responsáveis pelos trabalhos selecionados deverão fornecer materiais completos de divulgação (ficha técnica completa, fotos em alta resolução) e, caso necessário, transcrição de áudio em até cinco dias após a comunicação da seleção.

Os arquivos finais dos trabalhos selecionados deverão ser enviados à organização do festival por meio de sistemas de transferência online (como WeTransfer/Dropbox) até dia 9 de Agosto.

  • DISPOSIÇÕES FINAIS

Os responsáveis pelos trabalhos inscritos cedem ao festival BESIDES THE SCREEN o direito de exibir gratuitamente, para fins de divulgação, em qualquer mídia, imagens do trabalho, por si ou por terceiros, a qualquer tempo, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida aos autores qualquer remuneração ou compensação.

Os convites para a presença dos realizadores dos trabalhos selecionados se darão dentro dos limites orçamentários do evento.

A inscrição na mostra implica o aceite de todas as normas deste edital. Os casos não previstos pelo edital serão analisados individualmente pela comissão organizadora, sendo sua decisão soberana.