
Searching for the Perfect Gentleman – an investigative journey
Lena Windisch, Alemanha, 2019, 9’55
Documentário que acompanha a busca midiática por um poster de barbearia africano. A obra mostra como as fronteiras entre originalidade e reprodução se fundem num mundo em que tudo pode ser remixado e reimpresso facilmente. Uma história em camadas sobre confiança, persistência e interconexão num mundo globalizado.

2006 The Only Year That I Remember
Alberto Van den Eynde, Espanha, 2019, 14’10
Verão, 2019. Eu e minha família retornamos a dois lugares quintessenciais de minhas férias de infância. No caminho, me pergunto por que não temos vídeos dessas viagens, de quando eu e Jorge éramos crianças e o rádio tocava “Los 40”. Teria que ser eu, anos mais tarde, a usar a velha câmera de meu pai e recuperar essas imagens que nunca existiram. Como se estivéssemos de volta em 2006.

At Home But Not At Home
Suneil Sanzgiri, India, 2019, 10’15
Uma exploração ensaística de identidade, cinema e libertação através de entrevistas de Skype com meu pai, tendo crescido sob a dominação Portuguesa na Índia. Empregando diversos modos de ver a distância, o filme questiona a construção da memória por meio da imagem em movimento.

We Love Me
Naween Noppakun, Tailândia, 2017, 13’18
O tempo e espaço altamente comprimidos em que todas as imagens sobreviventes da memória persistem. Elas são reunidas num andamento inspirado pela rápida urbanização de Bangkok e a coreografia tradicional tailandesa, uma história sobre política, gênero e amor no país – nos afastamos apenas para nos encontrarmos novamente.

7FF On¢idia
Ж, Brasil, 2017, 8’12
Na antiga China, a pele do tigre representava “mudança contínua”. No mundo Maia, as constelações podiam ser lidas no couro do Jaguar: uma dança do cosmos. Fluxos se encaixam no filme: plantas pintadas, “7 pancadas”, onça pantera, onças de peso, “aranha dourada”. Matéria-energia-informação em deriva. Comunicação paralela, mais-valia do código. Commodities, bit coins, montanhas de dados. 7FF on¢idia: impossibilidade real no capital da vida.