
Power Trip
Christopher Boulton, EUA, 2018, 10’
Em 1968, o escritório de Charles e Ray Eames produziu duas adaptações cinematográficas do livro Cosmic View: The Universe in 40 Jumps, que explora o espaço sideral e o nosso interior em diversas ordens de magnitude. Power Trip investiga como essas ideias evoluíram ao longo dos anos e evoca o maravilhamento de nos ver à distância e por dentro da primeira vez.

Reproduction Interdite
Johannes Binotto, Suiça, 2019, 4’53
O que há para ver quando os personagens nos dão as costas? Ao esconder rostos, essas imagens nos dirigem a uma outra presença, simultaneamente familiar e estranha: um espaço que carregamos conosco mas nunca podemos encarar sem auxílio óptico. Nessa parte, nos tornamos estranhos a nós mesmos.

Hard
Sasha Ihnatovich e Jasmina Mustafić, Eslovênia, 2019, 5’50
Uma exploração da ética e estética do prazer.

Which Image
Carla Miguelote, Brasil, 2018, 13’30
Com base em sua própria experiência, a diretora reflete criticamente sobre as imagens de ejaculação feminina, denunciando o discurso predominantemente masculino acerca da sexualidade da mulher.

Recoding Art
Bruno Moreschi e Gabriel Pereira, Holanda, 2019, 14’32
O pesquisador Gabriel Pereira e o artista Bruno Moreschi criaram uma plataforma que emprega sete sistemas de Inteligência Artificial comerciais para analisar a coleção do Van Abbemuseum. Os resultados revelam glitches, erros e leituras inesperadas – mas também como os algoritmos submetem a subjetividade artística à lógica capitalista. Por trás de tudo estavam os trabalhadores invisíveis do Amazon Mechanical Turk.

Cirkut/Canadettes
Sara Angelucci, Canadá, 2019, 10’32
Por muitos anos, uma fotografia com 60 mulheres em trajes tradicionais esteve pendurada no lobby da casa de Sara Angelucci. O filme desembrulha as várias camadas dessa imagem por meio de pesquisa de arquivo, abrindo uma janela para o momento em que ela foi tirada. A narrativa explora as atitudes do período, os desejos e os mistérios que a fotografia instiga. Imagem: Canadian National Exhibition, Toronto.