Kopacabana
Khalil Charif e Marcos Bonisson, Brasil, 2019, 13’33.
Filme-colagem sobre o bairro de Copacabana, combinando imagens atuais e de arquivo (super8 e digital). Um trabalho experimental narrado pelo poeta Fausto Fawcett e sonorizado pelo músico Arnaldo Brandão.
Earthsatz
Dylan Cote & Pierre Lafanechère, France, 2019, 5’07
Talvez devêssemos contemplá-lo como o que de fato é: um universo ficcional que imita aquele em que vivemos, desenvolvendo sua própria autonomia.
Serial Parallels
Max Hattler, Hong Kong, 2019, 9’
Animação experimental que aborda as construções de Hong Kong como se fossem película, aplicando técnicas de animação fílmica à imagem fotográfica. A arquitetura característica da cidade, composta por complexos de moradia que cobrem os horizontes, é reimaginada como colunas paralelas de filmes.
Spectrum
Jeroen Cluckers, Bélgica, 2019, 3’24
Uma timelapse de 1963 mostra os efeitos da poluição do ar ao longo de um dia na baía de Santa Mônica, em Los Angeles. Uma interpretação maquínica do arquivo original é dividida em faixas e reorganizada temporalmente, produzindo um panorama que reflete o futuro incerto e abstrato que temos pela frente.
Triptych
Sergey Maslov, Russia, 2020, 3’25
Curta em três atos que reflete sobre a tentativa de visualizar artisticamente as teorias e leis da astrofísica.
Mei’ei (Ghost World IV)
Jerome Boulbes, Japão, 2019, 4’19
Luzes e sombras perdidas num claustro abandonado. Quarto filme da série Ghost World, com música de Manuel Adnot.
Abstract Horror
Franz Milec, República Checa, 2019, 19’13
O futuro sombrio já está entre nós, basta investirmos nas correntes de decadência e disrupção. Abstract Horror é um ensaio especulativo animado abordando novas formas de ideologia tecnologicamente mediadas. O filme reflete sobre o pensamento do dito movimento neorreacionário, composto primariamente por visionários do Vale do Silício. Seu horror abstrato pode ter uma forma muito específica.