BTS 2019 | Exposição: Experiências VR

Experiências VR

Galeria de Arte Espaço Universitário

The Final Image
Martin Jarmick, Estados Unidos, 2019

The Final Image mistura panoramas estereoscópicos e espaços interativos. O público remove destroços, abre passagens e se depara com vinhetas narrativas que relatam a perda e a recuperação da memória do protagonista. No espírito do cinema experimental, a obra faz paralelos com um poema sônico e visual, oscilando entre a abstração e o realismo.

Proze: Enlightenment
Andrew Shcherbak e Arthur Kazakov, Ucrânia, 2019

Proze é uma aventura que se passa no passado e no presente. É uma história sobre a amizade e o dever, bem como sobre o medo e a dignidade do povo que encarou o regime soviético e seus desdobramentos. Explore um centro de pesquisa militar na era da Guerra Fria, lide com anomalias, resolva quebra-cabeças e descubra as respostas.

Murmur
Sébastien Labrunie, França, 2018

Murmur é uma narrativa abstrata sobre percepção e estranhamento. Imagine uma pintura de Miró interativa feita com partículas sensíveis – um poema audiovisual responsivo para se explorar. Murmur é sobre ser um estranho mergulhando no desconhecido e se abrindo a descobertas.

A Short History of the Gaze
Molleindustria, Itália, 2016

A Short History of the Gaze é um ensaio experimental sobre a relação entre o olhar e a violência. Desde a evolução da visão em criaturas marinhas pré-cambrianas até a exibição de poder dos primatas, ou das paisagens de anúncios implorando por atenção ao panóptico infinito, o jogador atravessa e afeta as cenas simplesmente por olhar (ou não olhar) para as coisas ao seu redor.

Iceberg
Fernando Velazquez, Brasil, 2018

Iceberg propõe uma narrativa inverossímil e surreal na qual um objeto 3D – que remete a um iceberg, mas também a uma estranha montanha ou, ainda, a um asteróide – é afetado por uma força inesperada, fazendo transparecer a sua natureza física particular. A obra faz parte de uma série que busca refletir sobre o impacto da tecnologia na mediação do mundo.

Aurora
Pink Kong Studios, Irlanda, 2019

Uma jovem família, que vive na bela clareira de uma floresta, abraça a passagem do tempo em todas as suas estações.