Vitória: 25/11, 09h, Cemuni I, UFES
A obsolescência tecnológica torna o engajamento os acervos de filmes em formato Super8 relativamente complicado, uma vez que dificulta o acesso aos meios adequados para a sua difusão. Operando nesse contexto adverso, a curadoria cinematográfica precisa ir além da seleção de títulos para uma exibição. Por vezes, o curador precisa fazer o trabalho de garimpeiro de película e de técnico de projeção, lançando mão de expedientes que não emprega usualmente. Diante dessa realidade, a oficina propõe a curadoria como uma abordagem para explorar o universo do cinema em pequenos formatos, suas tecnologias e linguagens.
Sobre o oficineiro: Miro Soares vive e trabalha em Paris [França] e Vitória-ES [Brasil]. Artista visual, filmmaker, pesquisador e viajante, trabalha explorando o conceito de mobilidade e de arte contextual. O deslocamento, a viagem e a caminhada assumem um papel essencial no processo criativo de suas obras. Miro Soares é mestre em Arte Contemporânea pela École Superieure d’Art de Grenoble e em Artes e Mídias Digitais pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É doutor em Artes e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Tem participação em exposições e festivais em diferentes países, incluindo: Centre Pompidou e Forum des Images (França), Bergen Kunsthall (Noruega), Amber Art and Technology Festival (Turquia), Centro Cultural Oi Futuro, Museu de Arte do Espírito Santo e FILE (Brasil). Realizou residências artísticas em sete países. Foi premiado pela Fundação Bienal de São Paulo, teve trabalho comissionado pelo Centre Pompidou e recebeu bolsa de produção da Bergen Kommune.
Para participar dessa oficina, mande um email para besidesthescreen@gmail.com indicando no assunto “OFICINA CURADORIA SUPER8” e informando no corpo da mensagem uma pequena bio (quem é você, o que faz, etc), para nos auxiliar caso precise haver seleção de participantes.