Vitória: 24-25/11, 09h, Cemuni I, UFES
Essa oficina busca apresentar aos participantes os softwares desenvolvidos pelo artista Andrei Thomaz no projeto Máquinas do Tempo, contemplado pela Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014. Estes softwares criam imagens a partir da sobreposição de imagens e pixels capturados em diferentes momentos, de modo a termos camadas de tempo em uma mesma imagem. Todos eles foram desenvolvidos em Open Frameworks, e o código está sendo disponibilizado no Git Hub.
Aula 1:
- Apresentação do projeto Máquinas do Tempo e dos softwares desenvolvidos
- Apresentação de referências artísticas
- Discussão de possíveis processos a serem registrados pelos softwares desenvolvidos dentro do projeto Máquinas do Tempo (variação da luz do dia, mudanças de estado físico, etc.), utilizando webcam.
Aula 2:
- Apresentação dos resultados obtidos pelos alunos
- Avaliação dos recursos dos softwares
- Utilização dos softwares com câmeras fotográficas controladas por software
O projeto pode ser conhecido nesse link.
Sobre o oficineiro: Andrei Thomaz é artista visual e professor no Istituto Europeo di Design em São Paulo. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performance sonoras e instalações interativas. Entre os prêmios e editais pelos quais foi contemplado, encontram-se a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014; #1 C.LAB – Blau Projects, com curadoria de Negrisoli, 2014; Edital de Estímulo à Produção Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG 2012; Prêmio de Ocupação dos Espaços da Funarte 2010, junto com Daniel Escobar e Marina Camargo; Edital do Centro Cultural Banco do Norteste 2010; 63 Salão Paranaense, 2009; Prêmio Atos Visuais, 2007; Prêmio FIAT Mostra Brasil, 2006. Participou de festivais como Videobrasil (2011), FILE (diversas edições) e outros. É sócio do estúdio Mandelbrot, onde atua como programador e coordenador no desenvolvimento de projetos interativos. Vive e trabalha em São Paulo, SP.
Para participar dessa oficina, mande um email para besidesthescreen@gmail.com indicando no assunto “OFICINA MÁQUINAS DO TEMPO” e informando no corpo da mensagem uma pequena bio (quem é você, o que faz, etc), para nos auxiliar caso precise haver seleção de participantes.