2020 – Swallowing Time

“[…] são as fronteiras em que o social encontra o geológico,
o inorgânico, o inumano, que estão em negociação” – Sean Cubitt

Nos encontramos vivendo numa linha tênue entre espaços online e offline, que podemos entender como os lugares físicos que habitamos diariamente, como nossa casa, nossa escola e a cidade em que vivemos, e aqueles que só podemos habitar como entidades virtuais, como as redes sociais, as comunidades online e a internet como um todo. Subscrevo a ideia de Nathan Jurgenson de que ambas, a vida online e a offline, são igualmente reais porque as decisões que tomamos tem consequências diretas que afetam ambos espaços. Vida online e offline são complementares na construção de nossa identidade e das relações que temos com xs demais.

Com o advento de cidades em lockdown e de uma série de afeições interconectadas pela tela, deveríamos reconsiderar não apenas nossas interações com outros humanos mas também com outras entidades não-humanas. Como propõe Sean Cubitt, é preciso criticar a “acumulação obsessiva de tudo” que a humanidade tem para com os recursos finitos da terra tendo em vista o excesso de produção e o amor que temos pelo “digital”. Agora é hora de analisar, filtrar, interpretar e repensar nosso foco sobre o uso de dispositivos e plataformas, readequando nossas necessidades e compreendendo seu impacto em escalas micro (nossos corpos), pequenas (nossos afetos imediatos), médias (nossas comunidades) e grandes (nosso planeta.

Essa seleção de vídeos pretende visualizar, através do olhar de cinco artistas, as formas que as tecnologias – com sua estética e seus discursos – impactam as diversas camadas que cercam nossa existência.

Programa especial curado por Doreen Rios.


#IWantToBeACyborg
Fabiola Larios, México, 2019, 1’15

#IWantToBeACyborg
Fabiola Larios, México, 2019, 1’15

Coberta de cabos, conectada à internet e ao telefone, tentando ser (parcialmente) humana, mas querendo ser um robô, só que não aqueles dos filmes que querem ser humanos.


En lo Virtual
Fabiola Larios, México, 2018, 3’38

En lo Virtual
Fabiola Larios, México, 2018, 3’38

Uma mulher que não consegue encarar o fato de não ser popular nas redes sociais. A obsessão pelo Facebook se desenvolve numa fonte constante de infelicidade.


EXIsT
Mónica Delori, México, 2016, 5’

EXIsT
Mónica Delori, México, 2016, 5’

Vida, morte e autodescoberta são temas que permeiam essa exploração da intimidade da artista, que busca comunicar seus sentimentos mais obscuros através da sua obra. Sutilmente, EXIsT cria condições para discutirmos como as mídias sociais influenciam nossas interações com o mundo dito real.


O rio escapa
Eduardo Makoszay Mayén, México / Brasil, 2019, 9’36

O rio escapa
Eduardo Makoszay Mayén, México / Brasil, 2019, 9’36

As cosmotécnicas inerentes à terra fluem através de sua superfície porosa na forma de um rio vermelho.


Sueño de casa
Amauta García, México, 2018, 4’51

Se uma casa materializa o tempo investido na sua compra ou construção, esses fragmentos representam duas décadas da minha vida. Os modelos são pisos de apartamento cujas paredes mais altas constituem a parte que pude comprar. Esculturas são produzidas in situ em vizinhanças que sofrem de especulação imobiliária. O vídeo mistura propagandas com renders baseados nos meus sonhos.


Terra Incognita
Juan Covelli, Colômbia, 2019, 8’35

Desde a sua criação, jardins botânicos, zoológicos e museus de história natural têm servido para propagar a noção de exotismo e alteridade no inconsciente europeu. Conforme novas tecnologias se desenvolvem, as expedições voltam à moda. Como os novos mundos serão colonizados no século XXI?