2017 – Lançamento de Livros

Vitória: 23/11, 18h, GAP, UFES

Aproveitaremos a ocasião da conferência Besides the Screen para lançar os livros editados pela rede e pelos palestrantes convidados.

Besides the Screen: Moving Images through Distribution, Promotion and Curation
ed. Virginia Crisp e Gabriel Menotti. Reino Unido, Palgrave, 2015

O primeiro livro da rede Besides the Screen busca intervir no campo de estudos cinematográficos fazendo um exame dos elementos da experiência, produção e disseminação cinematográficas que existem à parte das telas. Novas tecnologias midiáticas causam um impacto que vai muito além da superfície de imagem; elas também promovem a reorganização de suas lógicas de distribuição, modos de consumo e regimes de espectação. Essa publicação levanta questões sobre as mudanças nos nossos modos de acessar, distribuir, armazenar e promover as imagens em movimento.

 

Film Distribution in the Digital Age: Pirates and Professionals
Virginia Crisp. Reino Unido, Palgrave, 2015

Esse volume examina criticamente a evolução da paisagem de distribuição de filmes nos últimos anos. Ele argumenta que os ecossistemas interrelacionados de disseminação midiática devem ser considerados historica e culturalmente para compreendermos os fluxos transnacionais de textos culturais. Por meio de uma série de estudos de caso e exemplos, a autora defende que, mais do que representar o movimento de um commodity econômico, a atividade de distribuição cinematográfica também intermedia e facilita a relação social e profissional de diferentes distribuidoras. O fato dessas distribuidoras existiram ao longo de uma série de territórios (online/offline, oficial/informal) não implica necessariamente que suas motivações e objetivos sejam distintos e opostos. Em verdade, elas parecem configurar um ecossistema complexo, que parece ser melhor descrito pela metáfora da simbiose do que do parasitismo.

 

Limiares das redes – escritos sobre arte e cultura contemporânea
Marcus Bastos. São Paulo, Intermeios, 2014

Em nove artigos escritos entre 2004 e 2011, Limiares das Redes discute temas relevantes para entender como o surgimento de novas tecnologias mudaram a arte e a cultura do período. São textos representativos de três focos de interesse, alinhados com tendências da cultura urbana recente: as práticas remix, os formatos emergentes na cultura digital (como a game art e o design de objeto imateriais) e as poéticas do tempo real. Buscando registrar um período de produção constituída no trânsito entre pesquisa acadêmica e atuação no circuito de festivais e instituições voltados ao fomento da cultura contemporânea, os textos foram organizados em ordem cronológica, permitindo perceber como eles foram se constituindo ao longo de quase uma década.

 

 

Videobrasil: três décadas de vídeo, arte, encontros e transformações
ed. Solange Farkas e Teté Martinho, Sesc São Paulo / Associação Cultural Videobrasil, SP, 2015

Ao longo de seus trinta anos o Videobrasil revelou talentos do vídeo e das artes visuais, trouxe ao Brasil grandes nomes da videoarte e da arte contemporânea, inseriu as questões do Sul Geopolítico na agenda de debates. De início uma iniciativa local pioneira, voltada para o fomento da linguagem e divulgação do vídeo brasileiro que se transformou em uma plataforma múltipla, centrada na produção artística contemporânea do Sul geopolítico do mundo. Essa publicação recupera os principais acontecimentos dos festivais, como a abertura para novas linguagens e o processo de internacionalização, obras de destaque, casos polêmicos, e artistas revelados e destacados a cada edição, em uma releitura crítica de sua própria história.

 

CINECASULOFILIA
Marcelo Ikeda. Editora Substânsia, Fortaleza, 2014

“CINECASULOFILIA” é uma coletânea de textos do blog homônimo, escrito por Marcelo Ikeda, reunidos em comemoração aos dez anos de sua criação. No blog, Ikeda desenvolve uma concepção muito particular da crítica de cinema, como uma relação afetiva que entrecruza cinema e vida. O livro abrange aspectos do cinema contemporâneo e do cinema contemporâneo brasileiro, com textos sobre realizadores e filmes de períodos diversos, combinando crítica cinematográfica, análise fílmica e história do cinema.

 

Preposformance
Grupo 3P – Práticas e Processos da Performance. EDUFES, Vitória, 2015

Trata–se de publicação do Projeto Preposformance, realizado através do prêmio FUNARTE em 2015, no espaço Flávio de Carvalho, em São Paulo. A publicação apresenta “receitas” de performances para serem postas em prática e registra relatos de momentos performáticos concebidos e vividos pelos artistas Adriana Barreto, Aimberê César, Alex Hambúrguer, Daniela Mattos, Dudu Pererê, Edmilson Vasconcelos, Fernanda Magalhães, Gabriel Brito Nunes, Leonardo Monteiro, Marco Paulo Rolla, Marcos Martins, Marcelo Brantes, Paulo Veiga Jordão, Pedro Meyer, Ricardo Basbaum, Raquel Stolf, Sueli Farhi e Teresa Siewerdt. Com organização e curadoria dos artistas e pesquisadores do grupo 3P – Práticas e Processos da Performance – Carlos Borges, Marcos Martins, Ricardo Mauricio e Yiftah Peled -, a obra sonda o caráter evanescente da ação performática, que só existe “aqui e agora”, para logo se transformar em memórias, registros e relatos – nem sempre fiéis – daquilo que passou.